Susana Schnarndorf

Susana já era nadadora profissional quando descobriu doença degenerativa e se tornou atleta paralímpica vitoriosa

  • Em 2005, aos 37 anos, a nadadora campeã paralímpica Susana Schnarndorf Ribeiro desfrutava de uma carreira vitoriosa no triatlo (já tinha completado 13 provas de Ironman) quando descobriu que o seu corpo estava perdendo os movimentos. Foi nesse período vitorioso que a atleta gaúcha de Porto Alegre, mãe de três filhos, descobriu a existência de uma doença rara e incurável chamada síndrome ShyDrager, atrofia de múltiplos sistemas.

  • A doença degenerativa afeta, principalmente, os músculos de órgãos vitais como coração e pulmão. Depois do diagnóstico, os médicos deram apenas dois anos de vida a Susana. Mas ela não parou. Em vez de se resignar, decidiu seguir em frente na corrida pela vida. “Enquanto a doença vai piorando eu vou ficando mais forte”, afirma com determinação a vitoriosa atleta. A motivação para se manter viva veio do amor pelos filhos e a imensa vontade de vê-los crescer, e da paixão pelo esporte.

  • Susana teve de reaprender a fazer tudo, até movimentos básicos como a deglutição. Apesar da baixa capacidade respiratória, a atleta mergulhou de cabeça nas piscinas. Tornou-se atleta paralímpica vitoriosa. “Foi a natação que travou a doença”, destaca a inabalável Susana. Em 2012, nos Jogos Paralímpicos de Londres, conquistou o quarto lugar nos 100m peito e quinto nos 200 m medley. No ano seguinte, sagrou-se campeã mundial dos 100m peito e ficou com a terceira colocação nos 400m livres. Em casa, nos Jogos do Rio 2016, conquistou a medalha de prata no revezamento misto.

  • A nadadora também precisa de muita inspiração e resiliência para se adaptar constantemente na modalidade esportiva em busca do pódio. Devido à perda gradual da coordenação motora, Susana constantemente precisa trocar de classe nas competições paralímpicas. “Meu corpo está parando de funcionar comigo viva. Eu tenho 40% de capacidade respiratória e luto todo dia para meu corpo não parar. Apesar disso, não penso se vou estar andando ou conseguindo falar no ano que vem. Penso que ano que vem tem mundial, tem competição. Literalmente, o esporte me salvou”, afirma com entusiasmo a campeã paralímpica. Como palestrante motivacional, Susana Schnarndorf comprova que nenhum obstáculo é intransponível quando se tem persistência, coragem e determinação.

Atuou como executivo de empresas dos ramos de serviço, varejo e esporte. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da SEMAS e da Procuradoria-Geral da PMF, atuou como Presidente de Entidades sem fins Lucrativos por 6 anos, Presidente de Órgão Deliberativo de Entidade Esportiva por 4 anos, Membro de Conselho Fiscal de Entidade Esportiva, Associativa e Social por 6 anos.

Não são ensinados apenas conceitos extraídos dos livros e artigos especializados, mas soluções desenvolvidas através de sua formação em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial, e ainda suas experiências vivenciadas através de sua atuação como empresário no mercado de serviço e varejo.  Outro referencial de destaque utilizado pelo Prof. Alexandre é sua paixão pelo modelo de sucesso da Walt Disney Company, além de um grande estudioso desse tema, é um visitante assíduo aos Parques e Resorts da Disney em Orlando na Flórida, também com visitas à Disneyland em Anaheim na Califórnia, Disneyland em Paris, Marceline, MO-EUA (Cidade onde viveu Walt Disney quando criança) e Disney Cruise Line, pois entende ser uma fonte mágica de excepcionais experiências de encantamento do cliente.

Criadora do Movimento

Produtividade Sustentável

Como você vai alcançar seus objetivos sem perdas pelo caminho?

Depois de viver um apagão ao vivo na TV Globo, a jornalista recebeu o diagnóstico da síndrome de burnout. Imediatamente se tornou referência para a prevenção do fenômeno ocupacional e criou o movimento Produtividade Sustentável para o equilíbrio dinâmico entre o que o trabalho exige e o corpo precisa!
A partir de palestras, consultoria, curso, artigos e conteúdos em redes sociais, Izabella Camargo provoca reflexões e ações para que cada um
desenvolva seus próprios recursos para alcançar o equilíbrio dinâmico e assim viver com saúde e sem problemas nos relacionamentos.

Palestras

Mais de 150 mil pessoas já participaram das palestras da jornalista, que oferece vários conteúdos adquiridos durante muitos anos de pesquisa sobre gestão do tempo, saúde mental e evoluções tecnológicas.

Temas para Palestras

Contato

Solicite seu orçamento para Palestras

Contato

Faça o seu orçamento